quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Trensurb realiza primeira viagem da expansão norte

26/10/2010 - Trensurb

Ministro das Cidades participa de viagem experimental entre estações São Leopoldo e Liberdade. 

Na manhã desta terça-feira, 26, a Trensurb realizou a primeira viagem experimental da expansão da Linha 1, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. Estiveram no percurso, o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, diretores e integrantes dos conselhos fiscal e de administração da Trensurb, além dos prefeitos dos municípios beneficiados. O trem partiu da Estação São Leopoldo – atualmente a última estação ativa do sistema – até a nova Estação Liberdade, em Novo Hamburgo, passando pela Estação Rio dos Sinos. Ao final do trajeto, o ministro concedeu entrevista coletiva à imprensa. 

“O evento aqui é histórico”, declarou Marcio Fortes. “Com vontade, com trabalho, com coração – porque, sem coração, é fazer por fazer, nós gostamos daquilo que fazemos –, realizamos este sonho, já em fase experimental”, completou. 

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, cumprimentou e agradeceu à Trensurb e ao Ministério das Cidades, destacando a celeridade da execução do projeto. Conforme o engenheiro Lino Fantuzzi, gestor do contrato da obra, “em um ano e sete meses, já estamos com 64% da obra completa. É algo maravilhoso e só ratifica o empenho de todos da nossa equipe, da Trensurb, das empresas contratadas e do Governo Federal”. 

Para Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo, “essa obra levou em conta o trem, o reassentamento de famílias, a qualidade de vida e os arredores, recuperando o entorno da região”. Vanazzi acredita que a expansão da Trensurb irá revitalizar o Bairro Rio dos Sinos. Além disso, 189 casas foram construídas e entregues para o remanejamento de moradias. 

O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, afirmou que a empresa e as prefeituras envolvidas estão “procurando fazer com que essa obra não seja apenas uma obra de mobilidade urbana, mas que signifique qualidade de vida para as pessoas e desenvolvimento econômico para toda a região”. 

Suzana Beatriz dos Santos, a operadora que conduziu a primeira viagem da Trensurb até Novo Hamburgo, falou da sua experiência: “foi muito gratificante, porque trabalho há 24 anos aqui e me senti privilegiada em fazer essa viagem”. 

O ministro das Cidades, diretores e conselheiros da Trensurb – que haviam começado o dia com a Reunião do Conselho de Administração da empresa – rumaram, à tarde, para Esteio. Lá, realizaram vistoria da passarela junto à Vila Pedreira e à BR-116, obra que busca proporcionar maior segurança na locomoção dos moradores da vila até o centro da cidade. A seguir, participaram de cerimônia que marcou o início de uma obra junto a Avenida Beira Arroio, visando qualificar saneamento, urbanização e mobilidade na região, além de combater as cheias.


Foto Ministério das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário