domingo, 18 de dezembro de 2011

Início dos testes para Novo Hamburgo

12/12/2011 - Trensurb


Cabos da rede que alimenta os trens estão energizados para testes no novo trecho desde sábado, 10.

No sábado, 10, foi energizada a rede aérea do trecho da expansão da Linha 1 da Trensurb entre as estações São Leopoldo – última das estações em operação – e Santo Afonso – segunda das novas estações e primeira em solo hamburguense. A rede aérea de energia é responsável por distribuir a eletricidade ao longo de toda a via para alimentar os motores elétricos dos trens, colocando-os em movimento.

A energização da rede é necessária para os testes de aceitação de sistemas, que incluem sinalização de via, aparelhos de mudança de via, controle operacional, circuito fechado de TV e telecomunicações. Esses testes são realizados sem o trânsito de veículos pelos trilhos. A partir de sua conclusão, os primeiros testes de certificação de segurança dos sistemas podem ser realizados, com a passagem de trens no novo trecho – o que deve ocorrer a partir de janeiro de 2012.

A expansão até Novo Hamburgo

O empreendimento prevê, no total, mais 9,3 quilômetros de Linha 1, atingindo 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre a Novo Hamburgo. Todo o trecho será estruturado em via elevada e comportará cinco novas estações – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no município hamburguense. O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O projeto é orçado em R$ 929,7 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário