13/12/2011 - Novohamburgo.org
Quem se desloca entre Novo Hamburgo e as demais cidades da Região Metropolitana terá que esperar um pouco mais para fazer o trajeto de trem.
Após anunciar quarto adiamento, Trensurb confirma que viagens pré-operacionais começam em janeiro e comerciais só em março. Obra deve ser concluída até o final de 2012.
Pela quarta vez a Trensurb adiou o início das viagens pré-operacionais no novo trecho da Linha 1, que está em expansão de São Leopoldo até o Centro hamburguense. A nova previsão é janeiro de 2012 e, se não houver problemas, as operações comerciais até a estação do bairro Santo Afonso começam em março. Em outubro, a empresa havia estipulado que os testes começariam neste mês.
A explicação para o novo adiamento, conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, é o adendo de R$ 170 milhões para a execução do alargamento do arroio Luiz Rau, que evitará alagamentos na região central de Novo Hamburgo, e para obras viárias em São Leopoldo. O projeto inicial previa quatro novas estações, mas, em agosto, o Ministério das Cidades confirmou a liberação de recursos para a quinta, o que já havia exigido uma revisão do cronograma.
A Estação Rio dos Sinos é a única leopoldense. As seguintes são Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, a última, em frente ao Bourbon Shopping, no Centro. São 9,3 quilômetros de trilhos novos e o investimento é de R$ 929,7 milhões.
A Trensurb mantém a previsão de conclusão total da obra para o fim do ano que vem, quando 30 mil novos usuários por dia devem ser incluídos ao sistema. Segundo o coordenador-geral da expansão da Linha 1, Lino Fantuzzi, 76,5% dos trabalhos estão concluídos e a expectativa é que esse índice chegue a 80% até o fim do ano.
Trânsito sofre alterações
A paciência dos hamburguenses deverá estender-se ao trânsito. É o alerta que faz Rodrigo Lacerda, gerente de Engenharia e Planejamento do Consórcio Nova Via, responsável pela obra. Ele antecipa que, em função da reta final dos trabalhos, intervenções serão feitas nas ruas principais.
“Negociamos com o consórcio a possibilidade de fazer as alterações no trânsito durante os meses de janeiro e fevereiro, para diminuir o impacto”, afirma o prefeito Tarcísio Zimmermann, em entrevista ao Portal novohamburgo.org. “Mas é óbvio que uma obra desse porte gera transtornos.”
Os motoristas que trafegam pelo Centro e precisam atravessar o arroio Luiz Rau, na avenida Nações Unidas, no traçado do trem, já se deparam as alterações. Algumas pontes que serão substituídas estão interditadas, assim como trechos da via. Duas novas passagens sobre o arroio serão construídas, nas ruas Tapes e Castro Alves.
“Só vai melhorar mesmo quando o trem estiver pronto”, avalia o taxista Ricardo Abrahão, que atua há 30 anos na cidade. Zimmermann vê o novo adiamento com resignação. “Não acho que seja um grave prejuízo, mas evidentemente nos deixa um pouco frustrados”, avalia o prefeito.
Foto: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário