20/05/2012 - Correio do Povo
Empresa estuda fazer a abertura ao público na terça sem uma solenidade inaugural
As duas novas estações da Trensurb no Vale do Sinos já estão prontas. A empresa estuda a possibilidade de realizar a abertura ao público na próxima terça-feira, sem uma solenidade inaugural. O início das operações estava previsto para segunda-feira, no entanto, o cancelamento da presença da presidente Dilma Rousseff fez com que a cerimônia fosse adiada. Também há uma greve dos ferroviários agendada para acontecer nesta segunda.
De acordo com o gestor de contrato e coordenador-geral das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, toda a estrutura está pronta e instalada, desde placas e catracas até as escadas rolantes. As estações Rio dos Sinos e Santo Afonso foram construídas em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Na semana passada, houve testes operacionais em dois turnos para que os operadores que trabalharão no novo trecho simulassem os horários previstos para o percurso, evitando futuros atrasos aos usuários.
Os detalhes das novas estações chamam a atenção. Elas abrigam bicicletário coberto e gratuito para os usuários do trem. Além disso, as plataformas possuem paredes laterais com acabamento em policarbonato, material mais resistente e que auxilia na luminosidade do local. Devido a essa estrutura, as coberturas das duas estações irão economizar energia elétrica. As novas paradas têm aberturas laterais e grandes janelas de vidro, que possibilitam a entrada da luz do sol. As lâmpadas só serão acesas quando a luminosidade for baixa. Os usuários do trem que possuam necessidades especiais também serão beneficiados com as tecnologias.
Deficientes físicos contarão com rampas de acesso e elevadores para cadeiras de rodas. Já os deficientes visuais poderão se orientar por meio de sinalização e piso em alto relevo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário