25/05/2012 - Trensurbb
No sábado, 26, e no domingo, 27, estações Rio dos Sinos e Santo Afonso têm operação experimental das 8h às 18h, com acesso gratuito para os usuários. Nos três primeiros dias de operação experimental, 15.137 usuários circularam pelas novas estações.
Neste fim de semana, a Trensurb estenderá o horário de operação experimental até Novo Hamburgo. As novas estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, primeira em Novo Hamburgo, permanecem abertas à população das 8h às 18h no sábado, 26, e no domingo, 27, proporcionando acesso gratuito ao sistema metroviário (apenas através dessas duas estações).
No sábado, o primeiro trem em direção à Estação Mercado parte da Estação Santo Afonso às 8h06. O último, parte às 18h06. Os intervalos entre partidas são de 10 minutos. No sentido inverso, os trens partem da Estação Mercado com destino à Estação Santo Afonso a partir das 7h19, também com intervalos de 10 minutos. A última partida da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso é às 17h19. Os trens que partem da Estação Mercado além desse horário prestam serviço somente até a Estação São Leopoldo.
Já no domingo o primeiro trem em direção à Estação Mercado parte da Estação Santo Afonso às 8h11. O último, parte às 18h11. Os intervalos entre partidas são de 15 minutos. No outro sentido, os trens partem da Estação Mercado com destino à Estação Santo Afonso a partir das 7h21, também com intervalos de 15 minutos. A última partida da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso é às 17h21. Os trens que partem da Estação Mercado além desse horário prestam serviço somente até a Estação São Leopoldo.
15.137 usuários passaram pelas estações Rio dos Sinos e Santo Afonso nos três primeiros dias de operação experimental – entre terça-feira, 22, e quinta-feira, 24. 2.440 pessoas acessaram – com passe livre – o sistema metroviário através da Estação Rio dos Sinos e 5.025, através da Estação Santo Afonso. Deixaram o sistema através da Estação Rio dos Sinos 2.966 usuários e, através da Estação Santo Afonso, 4.706.
A expansão
Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 quilômetros. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso leva 46 minutos e, a partir do início da operação comercial, devem ser agregados cerca de 6 mil usuários a mais por dia ao sistema metroviário.
A expansão a Novo Hamburgo prevê, ainda, mais 4,4 quilômetros de Linha 1, atingindo 43,1 quilômetros de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará mais três estações – Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, que devem estar prontas até o fim de 2012.
Serviços complementares incluem: a reurbanização dos entornos das estações (obras de drenagem pluvial, saneamento, pavimentação de ruas e calçadas, etc.); a construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos ao longo do prolongamento da Av. Mauá, em São Leopoldo; um novo sistema viário desde a Av. Mauá (a partir da travessia do Rio dos Sinos) até a Av. Governador Roberto da Silveira, com duas pistas laterais ao elevado, canteiro central e passeios laterais; execução de serviços para melhoramento hidrodinâmico do Arroio Luiz Rau; reassentamento de 730 famílias em São Leopoldo.
O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O total do projeto é orçado em R$ 939,6 milhões.
Serviço
SÁBADO, 26
Intervalo entre viagens: 10 minutos
Primeira partida da Estação Mercado até Santo Afonso: 7h19
Última partida da Estação Mercado até Santo Afonso: 17h19
Primeira partida da Estação Santo Afonso até Mercado: 8h06
Última partida da Estação Santo Afonso até Mercado: 18h06
DOMINGO, 27
Intervalo entre viagens: 15 minutos
Primeira partida da Estação Mercado até Santo Afonso: 7h21
Última partida da Estação Mercado até Santo Afonso: 17h21
Primeira partida da Estação Santo Afonso até Mercado: 8h11
Última partida da Estação Santo Afonso até Mercado: 18h11
Foto: Marco Pecker, da Trensurb
Nenhum comentário:
Postar um comentário