13/02/2013 - Jornal do Comércio
Duas companhias interessadas em finalizar o projeto do metrô da Capital entregaram Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) à prefeitura na tarde desta quinta-feira, no escritório do Metrô de Porto Alegre (MetrôPOA). As concorrentes são: o consórcio Odebrecht Transportes Participações Ltda e a empresa Bustren P. M.
A partir de agora, os estudos passarão pela análise de um grupo técnico, que, em um prazo estimado de 60 dias, optará por um deles. Ainda no primeiro semestre, está prevista a realização de audiência pública e a publicação do edital de licitação para definir o responsável pelo projeto executivo e pela obra, operação e manutenção do metrô, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
A seleção do vencedor do edital, a validação pelo comitê gestor e o início das obras, com duração de quatro anos, estão programados para o segundo semestre. Já o início da operação do metrô, que vai beneficiar 300 mil usuários por dia, é estimado para 2017.
O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, lamentou a entrega de apenas duas propostas. "Sempre se esperam mais propostas, mas o que conta é a qualidade dos trabalhos", pondera.
O prefeito José Fortunati prometeu que a escolha da vencedora será por meio de análise técnica e ocorrerá de forma transparente. "Vamos analisar todos os critérios, levando em consideração padrões e materiais dentro das tecnologias mais modernas e soluções disponíveis no mercado em termos de transporte coletivo. Temos liberdade de fazer adaptações, se necessárias", completou. Já o secretário estadual do Planejamento, João Motta, destacou o fato de o governo estar comprometido em sensibilizar a União para a obtenção de recursos.
Fonte: Jornal do Comércio - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário