29/07/2013 - Jornal de Gramado
Quando a empresa que fará o estudo da viabilidade de extensão do trem até Sapiranga assinar contrato para a execução dos trabalhos, receberá da diretoria da Trensurb um mapa com três alternativas de traçados. São possibilidades de caminhos demarcados para a apresentação em audiências públicas.
Isto não quer dizer que algum deles seja sugerido pelos estudos como o melhor caminho, mas trata-se do início de um processo. No entanto, só vamos saber se existe viabilidade técnica e econômica para que o trem siga o seu destino dentro de um ano. Este é o prazo que a empresa terá para concluir o trabalho.
Para o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, a empresa está trabalhando todas as hipóteses para garantir que o trem prossiga viagem, atendendo a outros bairros de Novo Hamburgo, além de Campo Bom e Sapiranga.
"Estamos trabalhando todas as hipóteses para viabilizar a extensão", revela. Entre as alternativas, além dos traçados, a tecnologia que será empregado, em caso de extensão, será levada em conta. O trem pode ficar inviável financeiramente.
Por isto, uma das possibilidades é o aeromóvel, mais lento, porém de custo bem inferior. "Até o final do ano teremos todos os parâmetros", promete. Sobre as alternativas, Fagundes é enfático: "Os traçados apresentados são apenas o início da conversa. Podem até surgir outros pelas consultorias."
O processo de licitação para contratar a empresa responsável pelos estudos foi concluído semana passada. Serão investidos R$ 2 milhões só nesta fase. A escolhida vai analisar o traçado e fazer pesquisa sobre a população que vai usar o trem. A Trensurb, para diminuir o custo, defenderá a linha de superfície onde for possível. "É preciso estudar o terreno, a região, mas reduz muito o custo. Onde houver dificuldades, se eleva a linha", acrescenta.
O que dizem os prefeitos
"Não podemos esquecer que a premissa fundamental é o máximo de diálogo com a população. Ver o que a comunidade considera o mais apropriado. A linha do trem deve passar o mais próximo possível das residências daqueles que vão usar o transporte. No futuro o trem pode substituir os ônibus, melhorando a mobilidade urbana do Município." Luis Lauermann - Novo Hamburgo.
"Com a questão da RS-010, pode ser uma alternativa interessante o traçado pela Avenida dos Municípios, criando estações para deslocar passageiros.Mas hoje temos entraves para o desenvolvimento das zonas industriais. Campo Bom tem área de preservação industrial nas margens da RS-239. As empresas que estão na área têm a dificuldade de transporte." Faisal Karam - Campo Bom.
"O trem traz progresso, corta caminho, desafogará a BR-116. Mas temos que cuidar para que seja bem feito para não prejudicar os municípios.Todos estão esperando que o trem venha até Sapiranga. Eu, particularmente espero isto. Defendo que a linha siga pela RS-239 em nosso município, pois a nossa rodoviária fica paralela à rodovia."
Fonte: Jornal de Gramado
Publicada em:: 29/07/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário