domingo, 27 de maio de 2012

Trensurb abre duas novas estações

22/05/2012 - Trennsurb

Das 10h às 16h, estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, primeira em Novo Hamburgo, têm operação experimental com acesso gratuito para os usuários.

Na manhã desta terça-feira, 22, a Trensurb iniciou a operação experimental em duas das cinco novas estações da empresa, parte da expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo. Durante este período de testes – cuja duração ainda está em avaliação –, a nova Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e a Estação Santo Afonso, primeira da Trensurb em Novo Hamburgo, estarão abertas à população das 10h às 16h, com circulação de trens em intervalos de 10 minutos e entrada gratuita no sistema metroviário (apenas através dessas duas novas estações). A operação até Novo Hamburgo marca a concretização do projeto original da empresa, de ligar a capital gaúcha ao município hamburguense, através de um transporte rápido, seguro, limpo, eficiente e econômico.

Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 quilômetros. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso levará 46 minutos e, inicialmente, devem ser agregados cerca de 6 mil usuários a mais por dia ao sistema metroviário.

A operação experimental

Durante o período de operação experimental, o primeiro trem em direção à Estação Mercado parte da Estação Santo Afonso às 10h06. O último, parte às 16h06. Os intervalos entre partidas são de 10 minutos.

No sentido inverso, os trens partem da Estação Mercado com destino à Estação Santo Afonso a partir das 9h11, também com intervalos de 10 minutos. A última partida da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso é às 15h11. Os trens que partem da Estação Mercado além desse horário prestam serviço somente até as estações São Leopoldo ou Sapucaia.

No primeiro dia de operação experimental circularam 5.422 pessoas nas novas estações - 1977 usuários em Rio dos Sinos e 3.445 na Santo Afonso.

Chegada a Novo Hamburgo

Às 10h05 da manhã desta terça-feira, um trem partindo da Estação São Leopoldo, última atualmente em operação comercial, chegou à Estação Santo Afonso – transportando diretores e gestores da Trensurb, além de profissionais da imprensa – para dar início à operação experimental no novo trecho. O trem foi recebido com festa por representantes da comunidade hamburguense, que aguardavam ansiosamente na plataforma da estação.

“Apesar de ainda não ser uma operação comercial, trata-se de um momento histórico, com a volta de um trem de passageiros para esta região”, disse, na ocasião, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. O diretor destacou ainda que, além de representar um ganho de qualidade de vida e de mobilidade para as comunidades próximas à linha do trem, trata-se de um empreendimento que leva desenvolvimento à região.

Os primeiros usuários a embarcarem no trem na Estação Santo Afonso, comemoraram a expansão do metrô até Novo Hamburgo. “É muito bom pra nós, vai ter trem aqui do lado, vai ter facilidade”, afirmou Segundino Miranda, pedreiro aposentado. “Vai ser uma economia de tempo e de dinheiro”, disse a dona de casa Rosana Engrolff. “Estamos muito contentes”, completou. Davi Nunes, operador de máquinas que trabalha na capital, declara: “O cara vai a Porto Alegre e volta tranquilo, gastando pouco”. A costureira Marivone Morais lembra da facilidade para quem busca serviços de saúde: “Muitas pessoas vão quase todos os dias a Porto Alegre, às vezes para fazer tratamento, e agora isso [a expansão a Novo Hamburgo] é uma coisa ótima, que todos estavam esperando a anos. Vai mudar a vida de todos”.

Mais três estações e serviços complementares

A expansão a Novo Hamburgo prevê, ainda, mais 4,4 quilômetros de Linha 1, atingindo 43,1 quilômetros de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará mais três estações – Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, que devem estar prontas até o fim de 2012.

Serviços complementares incluem: a reurbanização dos entornos das estações (obras de drenagem pluvial, saneamento, pavimentação de ruas e calçadas, etc.); a construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos ao longo do prolongamento da Av. Mauá, em São Leopoldo; um novo sistema viário desde a Av. Mauá (a partir da travessia do Rio dos Sinos) até a Av. Governador Roberto da Silveira, com duas pistas laterais ao elevado, canteiro central e passeios laterais; execução de serviços para melhoramento hidrodinâmico do Arroio Luiz Rau; reassentamento de 730 famílias em São Leopoldo.

O Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans – é o responsável pela execução da obra. O total do projeto é orçado em R$ 939,6 milhões.

SERVIÇO:

Intervalo de trens: 10 minutos

1º trem da Estação Mercado até Santo Afonso: 9h11
1º trem da Estação Santo Afonso até Estação Mercado: 10h06

Último horário da Estação Mercado até Santo Afonso: 15h11
Último horário da Estação Santo Afonso até Mercado: 16h06


Foto: Marco Pecker, da Trensurb

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