terça-feira, 17 de junho de 2014

Nova composição da Trensurb realiza primeiras viagens de testes

10/06/2014 - Trensurb

Na madrugada da segunda-feira (9), ocorreu a primeira viagem da nova composição da Trensurb que chegou à capital no fim do mês de maio. A fase atual é a de testes dinâmicos, que deve se estender por cerca de dois meses. Nesse período, são feitas verificações de tração, frenagem, sinalização e segurança. Para tal, o novo trem circula à noite, ainda sem passageiros, entre as estações Industrial e Novo Hamburgo. 

De acordo com o gestor do contrato de aquisição dos veículos, o engenheiro Paulo Lutckmeier, a Trensurb está comprometida com a realização de avaliações no trem desde sua chegada. Primeiramente, ocorreu o acoplamento mecânico e elétrico dos quatro carros, bem como testes estáticos dentro da oficina, em que foram analisadas as funcionalidades de todos os sistemas e subsistemas elétricos do trem. Em seguida, iniciaram-se os testes dinâmicos, com deslocamento em baixa velocidade no pátio da empresa para que, então, fosse realizada a primeira viagem a Novo Hamburgo. 

Como funcionará a operação em horário de testes 

Com a realização dos testes e a necessidade de interrupção de uma das vias nos dias úteis, a partir das 21h, um único trem irá transportar passageiros, circulando de forma pendular – utilizando a mesma via para ir e voltar – entre as estações Santo Afonso e Novo Hamburgo. Dessa forma, a partir desse horário, os usuários que desejarem seguir em direção ao norte após a Estação Santo Afonso deverão fazer a transferência para outro trem no local, a fim de prosseguir até as estações Industrial, Fenac ou Novo Hamburgo. No sentido contrário, o usuário embarca em uma dessas três estações, vai até Santo Afonso e, se quiser seguir viagem para desembarcar em outra estação, deverá fazer a transferência para outro trem. As viagens de cada uma das extremidades do pêndulo – estações Santo Afonso e Novo Hamburgo – partem a cada 15 minutos. 

Aos sábados, eventualmente, testes também podem ocorrer a partir das 21h, com a interrupção de uma das vias. No entanto, como os intervalos nas noites de sábado já são de pelo menos 15 minutos, a operação pendular e a transferência entre trens não serão necessárias. 

Testes semelhantes devem ser realizados regularmente pelo menos até janeiro de 2015, quando está prevista a chegada do 15º novo trem. A estimativa inicial – caso os testes ocorram sem contratempos e não haja necessidade de grandes ajustes e intervenções – é que a primeira nova composição esteja disponível para operação comercial no mês de outubro. Antes disso, quando houver condições técnicas e de segurança, será agendada uma viagem especial para membros da imprensa no novo trem. 

Fonte: Trensurb
Publicada em:: 10/06/2014

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