domingo, 10 de abril de 2011

04/04/11
Prefeitura apresenta projeto de trem subterrâneo no Centro

Canoas - O sufoco enfrentado pelos canoenses que precisam trafegar no Centro da cidade pode ter uma solução. Ontem, em coletiva de imprensa, o prefeito Jairo Jorge apresentou o projeto de tornar parte do trem subterrâneo, o que além de exterminar a divisão existente hoje em Canoas, proporcionará o alargamento da Avenida Guilherme Schell e da Rua Victor Barreto.

Conforme o prefeito, a mudança é projetada em um trecho de 2,1 km aproximadamente entre as Ruas Ipiranga e Barão do Santo Ângelo. A estação Canoas La Salle, que hoje divide as ruas, ficará embaixo da Praça da Bandeira, que, com a mudança, também será revitalizada.

Mesmo ainda em processo inicial, Jairo disse acreditar que a obra, após a aprovação do projeto e passados os trâmites burocráticos, deve levar em torno de dois anos para ser concluída. A proposta será encaminhada ao Estado, a fim de participar do PAC da Mobilidade. O orçamento previsto é de 198 milhões de reais.

Praça
Entrada principal da nova estação, a praça da Bandeira deve receber uma nova estrutura durante as obras. Conforme o projeto, uma das possibilidades ao "enterrar" a estação Canoas/La Salle é fazer do espaço que restará na superfície um recanto para lazer e até sediar a parada de ônibus hoje existente na calçada. Também devem ser instalados quiosques e recantos para diversas atividades.

Construção na via
Também presente na coletiva, o secretário de Transporte e Mobilidade Luis Carlos Bertotto adiantou que as obras serão feitas na Avenida Guilherme Schell. A escolha deu-se, segundo ele, porque a via teria mais possibilidade para desvios do que a Vitor Barreto. "Para não causar maiores problemas queremos fazer de 200 em 200 metros", explica. Uma das saídas para o trânsito seria a rua Dr. Barcelos. De acordo com o projeto, as entradas para a nova estação serão, além da principal que fica na parte subterrânea da Praça da Bandeira, na calçada da Vitor e no calçadão da Tiradentes.

Trensurb não deve parar
Com a execução do projeto, a ideia tanto da Prefeitura quanto da Trensurb e da empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, que executou o planejamento, é que o trem não pare nunca, nem funcione de forma parcial. Os novos trilhos serão feitos no subsolo e em paralelo aos já existentes na superfície. Assim, a ligação entre a antiga linha e a nova só acontecerá quando esta estiver devidamente pronta.

Cidade cortada pela linha
O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb Humberto Kasper ressaltou a importância da obra e lamentou que não tenha sido feito quando o trem foi instalado no município. "Esse é um problema histórico e a solução poderia ter sido tomada lá no início da construção. Mas acredito que a novidade irá qualificar ainda mais a cidade", frisou. Há mais de 25 anos o trem passa por Canoas, literalmente dividindo Centro e bairros da cidade.

O que acontece agora
- A Prefeitura apresentou o projeto indicando que o trem será subterrâneo em um trecho de 2,1km.
- Até segunda-feira, o projeto deve ser incluído a outras propostas que serão apresentas pelo governo do Estado no PAC Mobilidade Urbana.
- Após as avaliações técnicas, ficará definido se integrará o PAC da Mobilidade Urbana.
- Se a resposta for positiva, a estação Canoas e todas linha do Centro nesse trecho não serão mais vistas, dando espaço a uma área arborizada.
- Segundo o prefeito Jairo Jorge, serão mobilizadas todas as forças e representações políticas, tanto em Porto Alegre quanto em Brasília, para que o projeto seja aprovado.

http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-194,cd-312875.htm

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