segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Novos Trens

20/01/2012 - Trensurb

Tratativas para ampliação da frota da Trensurb vem ocorrendo desde o ano de 2010.
Atualmente a empresa possui 25 trens, com quatro carros cada um, e busca a compra de mais 10 trens, cada um com seis carros.

Nesta terça-feira, 17, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o superintendente de Expansão e Obras, Ernani Fagundes e o Coordenador Geral da Obra de Expansão, o engenheiro Lino Fantuzzi, participaram de encontro em Brasília, em reunião na sala de gerenciamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Kasper disse que "esse foi mais um passo para a busca de recursos orçamentários, tendo em vista a necessidade de ampliar a frota". Na oportunidade, foi entregue documentos complementares para juntar ao processo de solicitação de mais trens para a empresa.

O primeiro desses documentos é um relatório de conteúdo técnico, que atualizada as demandas de embarque e desembarque tendo em vista a expansão da Linha 1 com as novas estações em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Também foi entregue o ofício encaminhado essa semana ao governo do estado, referente a isenção de tributos estaduais relativos à aquisição dos novos trens. Na oportunidade o diretor-presidente da Trensurb disse que "estamos empenhados nesse projeto e recentemente, metrôs de outras regiões do país contaram com essa modalidade de incentivo fiscal para aquisição de novos veículos, assim como o projeto do Metrô de Porto Alegre também define isenção de tributos como o ICMS".

Ernani ressalta que "o mérito da discussão da compra dos novos trens está consolidada, porém, após a deliberação de orçamento é necessário realizar o processo licitatório ". Em média, as empresas que produzem trens para metrôs trabalham com prazos de entrega entre um a dois anos.

Com a expansão até Novo Hamburgo da Linha 1 – e um acréscimo estimado de 30 mil usuários -, a linha do Aeromovel entre a Estação Aeroporto e o Terminal 1 do Salgado Filho e a ampliação da integração multimoda com os sistemas de ônibus da região metropolitana, além do desenvolvimento econômico da região do eixo de operação da Linha 1, faz-se necessário a ampliação da frota de trens, somando-se a frota atual de 25 tues (trem unidade elétrica).

 

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