sábado, 16 de junho de 2012

Metrô de Porto Alegre terá escritório técnico para desenvolvimento

14/06/2012 - Jornal do Comércio/RS

Acordo com Governo do Estado integrará o metrô com o transporte público da Região Metropolitana.

Por Luciano Lanes

A implantação do metrô de Porto Alegre avançou mais uma etapa, nesta quinta-feira (14), com a instalação do escritório técnico dedicado exclusivamente ao desenvolvimento do projeto. O espaço de trabalho foi inaugurado em evento com a preseça do prefeito José Fortunati, que apresentou os próximos passos do investimento e assinou termos de cooperação com a Trensurb, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Governo do Estado.

"Estamos trabalhando de forma integrada pela grande inovação que será o metrô, consolidando a relação do transporte coletivo com a Região Metropolitana por um sistema completo e qualificado de mobilidade urbana na Capital”, disse Fortunati. “As obras poderão iniciar em 2013, se a União aprovar a modelagem até o fim do primeiro semestre deste ano”. 

O protocolo de intenções com o Governo do Estado, conforme nota da prefeitura, pretende promover a integração do metrô com o transporte coletivo da Região Metropolitana.

Também presente na solenidade, o governador Tarso Genro destacou que o momento é importante para a cidade de Porto Alegre. Segundo ele, o Metrô é resultado do trabalho exaustivo dos técnicos municipais e estaduais que atuaram no desenvolvimento do projeto. 

O escritório técnico irá tratar da consolidação do edital de licitação, do detalhamento dos projetos básicos e executivos, e, futuramente, da fiscalização da obra e da operação e projetos do MetrôPoa. O grupo deverá incorporar, além de servidores municipais, técnicos dos governos estadual e federal que participarão de grupos de trabalho específicos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário