sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Trensurb recebe mais um trem nesta sexta-feira

05/09/2014 - Trensurb

Na manhã desta sexta-feira (05), os quatro caminhões que transportavam cada um dos carros do sexto novo trem da Trensurb, vindos de São Paulo, chegaram ao pátio da empresa. Assim como no caso do primeiro dos 15 novos trens, cada carro será içado por uma ponte rolante, colocado sobre os trilhos dentro da oficina e preparado para o início dos trabalhos de acoplamento. 

A partir daí, por um período de dois dias, deve acontecer o acoplamento mecânico e elétrico dos carros. Iniciam-se, então, os testes estáticos, ainda dentro da oficina, para que sejam analisadas as funcionalidades de todos os sistemas e subsistemas elétricos do trem, o que deve durar cerca de duas semanas. 

Depois disso começam a ser realizados testes dinâmicos, inicialmente apenas dentro do pátio da empresa, com deslocamento em baixa velocidade e, posteriormente, o novo trem passa a circular na via, sem passageiros. 

Dois novos trens já estão em fase final de teste na via 

Desde ontem, 4/09, o primeiro dos novos trens da Trensurb iniciaram os testes de via durante a Operação Comercial. Nos turnos da manhã e tarde, durante os horários de menor movimento, entre 10h e 16h (fora do horário do pico), o trem 226 realizou viagem inicial da Estação Aeroporto até a Estação Mercado. 

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, avaliou que "o nível de conforto será um fator de destaque para os usuários ao utilizarem os novos trens". "A previsão é que este trem já entre na grade da operação comercial até o final deste mês", afirmou o presidente. Também participaram da viagem, empregados e os demais diretores da empresa. 

Este primeiro novo trem realiza testes na via desde 9 de junho. Foram testes principalmente de material rodante – do próprio veículo, seu comportamento, funcionalidades e componentes. No momento, estão sendo realizadas avaliações de tração e frenagem na via. 

Os novos trens 

As novas composições fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, de quatro carros cada uma, terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem. 

Considerando-se o reajuste anual previsto em contrato e o enquadramento do projeto no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) – com consequente suspensão de recolhimento de PIS/PASEP e COFINS sobre o custo dos trens –, o valor do empreendimento é de R$ 242,6 milhões. Cada um dos 15 trens está orçado em R$ 14,7 milhões, enquanto os sobressalentes têm custo de R$ 22,1 milhões. 

Fonte: Trensurb
Publicada em:: 05/09/2014

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