segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Trensurb integrará nova frota até março de 2015

16/10/2014 - Jornal do Comércio - RS

Os 15 novos trens adquiridos pela Trensurb permitirão o transporte de um maior número de pessoas por viagem. Isso porque os veículos estão preparados para atuar acoplados, com a conexão de duas composições (totalizando oito vagões). A medida deverá começar a ser tomada no final do primeiro trimestre do próximo ano, quando todos os novos equipamentos estiverem operando normalmente. 

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, detalha que o objetivo é utilizar essa modalidade de transporte durante os horários de pico dos dias de semana, quando é necessária mais capacidade. A iniciativa dobra o limite de pessoas deslocadas, alcançando um potencial de cerca de 2,2 mil passageiros. O deslocamento acoplado será intercalado com o uso da composição simples. 

Kasper lembra que em 22 de setembro, quando foi celebrado o Dia Mundial sem Carro, a empresa colocou em operação o primeiro dos novos trens que a companhia irá incorporar na sua frota. Esse veículo entrou em ação entre 9h30min e 16h (fora do horário de pico) por um período de cerca de 90 dias, até passar por todos os testes e estar plenamente ajustado. 

A meta é, a cada 15 dias, pôr em circulação mais uma composição. Os novos trens somam-se aos 25 antigos que compunham a frota da Trensurb, que têm em torno de 30 anos de atividade. 

Tanto os veículos modernos como os outros têm capacidade para aproximadamente 1,1 mil pessoas. Kasper comenta que os trens que já eram aproveitados também estavam preparados para trabalhar acoplados. Entretanto, o processo de conexão neles é mais complicado e por isso decidiu-se não adotar essa estratégia com esses veículos. O dirigente ressalta ainda que as estações de passageiros estão aptas a atuar com o transporte de duas composições conectadas. 

As mais recentes composições compradas pela Trensurb, com quatro carros cada uma, foram feitas pelo consórcio FrotaPoa (composto pelos grupos CAF e Alstom). O gasto energético desses trens é cerca de 30% inferior aos atuais e contam com sistemas de ar-condicionado automatizados, de comunicação multimídia, de autodiagnóstico e monitoramento de falhas e iluminação interna com LED. Kasper acrescenta que os veículos estão adaptados às exigências legais de acessibilidade para cadeirantes, dispõe de lugares para recebimento de bicicletas, ligação interna entre os carros e um sistema de televisão para emissão de mensagens aos passageiros. 

Kasper adianta que, além do horário de pico, não será empregada a estratégia de acoplamento, contudo também será dada preferência à movimentação dos novos trens, de maneira usual, devido às suas comodidades, como o ar-condicionado. A compra dos veículos custou à Trensurb em torno de R$ 220 milhões, sendo que a companhia obteve isenção total de impostos para concretizar o investimento. O dirigente afirma que o investimento nos trens foi suportado pelo Orçamento Geral da União, sendo assim não afetará as tarifas dos usuários.

Fonte: Jornal do Comércio - RS
Publicada em:: 16/10/2014

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