segunda-feira, 11 de maio de 2015

Um ano de operação comercial até o centro de Novo Hamburgo

07/05/2015 - Trensurb
 
Estações Industrial/Tintas Killing, Fenac e Novo Hamburgo foram entregues definitivamente à população em 8 de maio de 2014. Desde então, receberam o embarque de 4,33 milhões de passageiros.

A qualidade do transporte público e a realidade de duas cidades do Vale do Sinos foram melhoradas com a expansão da Trensurb, concluída com o início da operação comercial até o Centro de Novo Hamburgo há um ano, em 8 de maio de 2014. Atendendo ao projeto original de implantação da Linha 1, de ligar as áreas centrais de Porto Alegre e Novo Hamburgo, a empresa promoveu a construção de cinco novas estações, uma em São Leopoldo (Rio dos Sinos) e outras quatro em solo hamburguense (Santo Afonso, Industrial/Tintas Killing, Fenac e Novo Hamburgo). Além disso, foram realizadas em ambos os municípios obras complementares – viárias, de drenagem e urbanização.

O estudante de jornalismo William Figueiredo mora em Novo Hamburgo e estuda em Canoas desde 2011. Ele conta que uma das principais dificuldades quando ingressou na universidade era o transporte: "Bem no começo eu gastava muito dinheiro para pagar a van para voltar para casa. No segundo semestre, por uma questão de economia, comecei a ir de trem até São Leopoldo e pegava um ônibus para chegar em casa. Com a expansão da Trensurb até Novo Hamburgo, a minha vida foi facilitada, assim como a de várias pessoas que conheço, pois não precisava fazer baldeação entre trem e ônibus".

Em dezembro de 2013, a Trensurb deu início à pré-operação nas estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, com viagens gratuitas em horários reduzidos. Em janeiro de 2014, elas passaram a abrir em horário integral, ainda em regime pré-operacional, enquanto eram realizados os últimos testes e ajustes. Em maio, iniciou-se a operação comercial e, no ano que se passou desde então, 4,33 milhões de pessoas embarcaram no trem nas três últimas estações inauguradas, comprovando a necessidade de um modal de transporte de grande escala na região.

Chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Edilson Macedo participou recentemente de vistoria às estações hamburguenses da Trensurb. "As novas estações me impressionaram pela simplicidade e pela funcionalidade. São bonitas e bem sinalizadas, facilitando o trânsito de usuários", afirma. "O trem se integrou perfeitamente ao Centro de Novo Hamburgo, facilitando a vida de milhares de pessoas", completa.

Outro ponto lembrado por William Figueiredo é o crescimento econômico nas imediações das estações, onde o número de pontos comerciais aumentou, demonstrando que o transporte efetuado pela Trensurb beneficia as comunidades como um todo. "O trem ajudou significativamente na economia da região, principalmente no centro de Novo Hamburgo em que circulam, desde a inauguração da expansão, um maior número de consumidores", afirma. "É fácil perceber que muitas lojas, de diferentes segmentos, se instalaram às margens da linha do trem porque estes locais se tornaram pontos de aglomeração de pessoas, gerando renda para os municípios atendidos pela Trensurb", completa o estudante.

Somente nos quatro primeiros meses de 2015, as cinco últimas estações foram responsáveis pelo ingresso de 1,98 milhão de usuários no sistema. Em 2014, 5,89 milhões de pessoas embarcaram por meio delas, pagando tarifa de apenas R$ 1,70 para percorrer os 43 quilômetros da via que liga os centros de Novo Hamburgo e Porto Alegre.

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