domingo, 14 de abril de 2013

Fortunati anuncia projeto técnico vencedor do metrô na segunda-feira


14/04/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

Depois de a presidente Dilma Rousseff criticar a demora no andamento do processo de implantação do metrô em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati decidiu anunciar o projeto técnico vencedor na segunda-feira. A proposta ganhadora deve nortear, após a realização de audiências públicas, o edital de licitação para as obras.

Duas propostas de projeto foram analisadas pela prefeitura para o sistema que deverá beneficiar por dia cerca de 316 mil passageiros, orçado a valores de 2010 em cerca de R$ 2,4 bilhões.

— Estamos nos encaminhamentos finais neste final de semana, pois a análise já se encontrava avançada — explicou o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt.

Segundo o secretário, as duas propostas de manifestação de interesse (PMI) foram entregues no dia 7 de fevereiro e, desde lá, são analisadas por técnicos da prefeitura. Urbano preferiu não antecipar o resultado da análise técnica. Entre elas, a de que nenhuma tenha sido aceita por questões técnicas ou de valor.

— O anúncio do resultado será feito às 10h de segunda.

Questionado sobre o puxão de orelha presidencial, Urbano negou que a análise esteja atrasada. Ele explicou que o prefeito aguardava uma última conversa com Dilma antes do anúncio oficial. Segundo ele, Fortunati tomou a decisão após se reunir recentemente com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

— Fortunati optou por conversar com os parceiros. É um investimento em parceria com o governo federal, que disponibilizará recursos. Então, ele decidiu conversar com a Dilma agora em sua vinda para a Capital.

As duas propostas só foram apresentadas após a prefeitura adiar, no ano passado, por duas vezes, a data limite para entrega dos projetos. À época, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC),Vanderlei Cappellari, culpou os feriados de Natal e Ano-Novo, que teriam prejudicado a conclusão dos estudos.

Urbano não antecipou as datas das etapas seguintes, no entanto, a previsão, no início do ano, era de que o edital das obras fosse publicado no primeiro semestre e as obras começassem ainda neste ano.

Será ele capaz? O modal não é exatamente inédito por aqui – já houve um pequeno monotrilho em Poços de Caldas (MG), mais para funções turísticas –, mas nunca foi submetido ao teste de fogo do cotidiano de uma cidade como São Paulo. Por isso, os especialistas são cautelosos em prever sua eficácia. Outro ramal de monotrilho está em construção na cidade, a Linha 17-Ouro, na zona sul, que abre em 2015. Outro está previsto para o ABC. Os trens da Linha 15 terão 90metros de comprimento, ante 132 do Metrô e 170 da CPTM.

O consultor Horácio Augusto Figueira, mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), pondera que a Linha 15, que cortará a zona leste radialmente, pode acabar sofrendo do mesmo problema pendular que acomete a sobrecarregada Linha 3-Vermelha, com uma  demanda muito grande no sentido centro durante o horário de pico matinal. E vice-versa à tarde. "Mas, em tese, o monotrilho terá uma capacidade maior do que um corredor de ônibus.”

Para Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), a tendência é que com a expansão da rede metroviária, a possível superlotação do monotrilho diminua. Por hora e sentido, os trens da Linha 15 transportarão até 48 mil passageiros, segundo o Metrô. Assim como na Linha 4-Amarela, as composições não  terão condutores. O Metrô não divulgou quanto está gastando por trem.

Operação normal só vai começar no ano que vem

A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo deve colocar o primeiro monotrilho da capital paulista para circular com passageiros em dezembro. No entanto, nesse período ele vai funcionar só em "visita controlada”. O Estado apurou que a operação comercial definitiva no ramal só deve começar em 2014, informação que não é confirmada pelo governo do Estado. A estimativa é que 13,3 mil usuários usem o novo trecho.

O primeiro trecho da linha funcionará entre as Estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 quilômetros de extensão. Depois, o ramal será estendido até São Mateus, em um percurso de 10,1 quilômetros e oito estações. Essa parte tem previsão de entrega para o ano que vem. Já o trecho final, até Cidade Tiradentes, terá sete paradas e 11,5 quilômetros de comprimento. A abertura desse tramo será em 2016.

Cerca de R$ 5,4 bilhões vão ser investidos na construção da Linha 15-Prata. Quando estiver completamente pronta, ela terá 24,5 quilômetros de extensão e 17 estações.

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