terça-feira, 16 de abril de 2013

Um aspecto positivo



16/04/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

OPINIÃO

Itamar Melo

A volta do metrô de Porto Alegre à estaca zero tem um aspecto positivo. Significa uma oportunidade de melhorar o projeto.

No traçado atual, o metrô chega ao Centro percorrendo 2,5 quilômetros sob a Avenida Farrapos. Ao longo desse trajeto, ele corre em paralelo com o trensurb, separado dele por uns poucos quarteirões. As duas linhas ficariam distantes entre 500 e 750 metros uma da outra, dependendo do ponto. Ou seja, os dois únicos grandes investimentos em transporte de massa da História da Capital serão em grande parte coincidentes.

Seria interessante se a rejeição dos projetos técnicos, anunciada ontem, servisse para colocar em pauta esse tema e levantasse uma discussão sobre a possibilidade de transferir o traçado da Farrapos para as avenidas Benjamin Constant e Cristóvão Colombo – como, aliás, estava previsto em uma fase anterior. Nessa concepção, ao sair da Assis Brasil o metrô alcançaria o Centro por uma área mais central da cidade e muito mais densamente povoada.

Lembro-me que, há mais de uma década, questionei o então responsável pelo projeto do metrô sobre a razão de o traçado ter sido transferido para a Farrapos. Ele respondeu que o critério havia sido técnico: o fluxo maior de passageiros nessa via. Não me parece uma boa justificativa. Só há uma razão para o fluxo de usuários estar concentrado na Farrapos: o fato de ser por ali que passam os ônibus que vão ao Centro. Se os coletivos seguissem pela Cristóvão, os passageiros seguiriam pela Cristóvão. No entanto, talvez seja demais esperar que as autoridades revejam um ponto tão fundamental. Se não o fizerem, espero que ao menos resolvam, no traçado atual, o que me parece ser uma falha séria.

Nas melhores cidades, os diferentes sistemas de transporte de massa estão interligados e compartilham estações. No caso do metrô de Porto Alegre, isso não vai acontecer. Mas poderia. Ao chegar à Farrapos, o metrô vai desembocar na estação Cairu, a ser construída no local onde hoje fica o terminal de ônibus Cairu. A 800 metros dali fica a estação Farrapos do Trensurb. Sempre me pareceu inacreditável que não tenha sido prevista uma estação conjunta para os dois sistemas na região.

Se isso fosse feito, o trânsito de passageiros entre a zona norte de Porto Alegre e o eixo Canoas-Novo Hamburgo seria feito sem necessidade de ir ao Centro de Porto Alegre e sem sair da estação e caminhar quase um quilômetro. Da forma como está, ou o cidadão terá de perder tempo batendo perna ou precisará ir até o Centro para trocar de trem.

Pelo menos nesse ponto – a conexão entre dois grandes sistemas – as autoridades poderiam repensar o metrô – e prestar um bom serviço.

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